quarta-feira, 24 de junho de 2009


GOSTO DAS FÉRIAS.

A luz inexistente
O medo constante das idas ao carneiro
As longas rezas do terço
As sombras tremulas vindas do lampião
Os barulhos que acordam o dia
A senhorinha frágil que nunca pára
O cheiro da lenha acesa no fogão
O fosco das panelas de ferro sobre a trempe
O rádio falando na pia gelada e sempre vermelha
Os móveis pretos que escondem as guloseimas vindas da capital
O cheiro de café torrado e moído na hora
O bolo de nada
As centenárias janelas azuis,
Cravadas nas paredes brancas,
Ambas negras de fuligem.
Meu avô no seu trono vitalício,
À cabeceira da mesa.
A água que aquece ao passar pela serpentina.
O cheiro de verde lá de fora,
Tras-me a saliva à boca.
A roupa suja de barro
As botas de borracha
O cheiro de estrume
O sabão de bola
O barulho incessante da água na bica
A pedra de amolar facas
Os canivetes desbravadores
O guloso debulhador de milho
As metódicas galinhas a ciscar
O leite embalado no balde
As vacas no curral a cantar
A beleza da ordenha
O retireiro à hora marcada
As ferramentas proibidas de meu avô
As florestas tropicais ao redor do terreiro
Os pés de cacau
As cabanas alçadas com madeira e lençol
As disputas hierárquicas entre primos
As fazendolas imaginárias
O gado feito de abacate
As frutas colhidas no pé
O córrego que me ensinou a nadar
A ilha dos canibais
As bombas certeiras de argila
As fartas pescarias
O castigo das chuvas constantes
As enchentes
O pique-pega na grama molhada
As montanhas que cercavam meu mundo.
Fazenda...
A escola da natureza
Que me ensinou a amar os bichos,
A ter saudades
Do amanhecer,
Dos gostos,
Dos cheiros,
Dos rostos,
Das férias...
Na casa de meus avós.

5 comentários:

  1. Adorei o que escreveu... é bem você mesmo...rsrsrs...
    As fotos estão muito bakanas...
    Saudades....

    Beijãooooo

    ResponderExcluir
  2. Fala Salsicha!!!
    Como estão as coisas por aí?
    Gostei do texto, lembrei-me da guerras de abacate e de bosta de vaca, da ilha dos canibais e de tantas outras coisas que fazíamos durante aquele tão esperado momento de férias.
    Abraços,
    Dedé

    ResponderExcluir
  3. Vou colocar no texto a ilha dos canibais...e sua argila matadora!!!rerere...Um grande abraço para todos aí meu primo.

    ResponderExcluir
  4. Legal esse texto Alysson (não só esse). Me faz lembrar exatamente da casa da minha avó...
    Era assim...
    Abraço cara, aparece aí!!

    ResponderExcluir
  5. Sou primo... mas não do Quilombo, mas já tive o prazer de chupar coquinho em cima do pé de manga, pegar carona com o leiteiro para voltar da balada na "cidade" rsrsr. Foi mto bom fazer parte de um pouco desta história, mesmo que mto poucas vezes!
    Abraço
    Fabiano Lobato

    ResponderExcluir